Operações Básicas de Gerenciamento de Banco de Dados PostGIS no QGIS com o Plugin LF Tools
Existem diversas maneiras de realizar o gerenciamento de Banco de Dados (BD) do PostgreSQL, seja pela interface gráfica do pgAdmin ou por comandos SQL. O gerenciamento também pode ser executado também pelo Prompt de Comando (Terminal): a forma preferida de programadores profissionais.
No entanto, para facilitar e agilizar os trabalhos dos gerenciadores de BD, as operações básicas de gerenciamento de Banco de Dados PostgreSQL+PostGIS foram reunidas no plugin do QGIS “LF Tools”. Neste trabalho, são apresentadas e descritas as operações básicas de gerenciamento de BD, com exemplos para cada situação.
PostgreSQL, PostGIS e pgAdmin
O PostgreSQL é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) objeto-relacional de código aberto com mais de 30 anos de desenvolvimento ativo, com reconhecida confiabilidade e robustez de recursos e desempenho [1].
O pgAdmin é a plataforma de código aberto mais popular e avançada em recursos do PostgreSQL, em termos de desenvolvimento e administração de banco de dados [2].
O PostGIS é uma extensão de banco de dados espacial para banco de dados objeto-relacional PostgreSQL. Ele adiciona suporte para objetos geográficos, permitindo que consultas de espaciais sejam executadas em SQL [3].
A instalação do PostgreSQL+PostGIS, bem como a criação de bancos de dados geográficos pelo pgAdmin podem ser detalhadamente exploradas na playlist do Youtube no canal da GeoOne [4].
Sobre o plugin LF Tools
O LF Tools é um Plugin do QGIS provedor de ferramentas e expressões Python de apoio à Cartografia. Suas ferramentas estão organizadas em categorias, sendo elas: Agrimensura, Cartografia, Documentos Cadastrais, Estatística Espacial, Facilidades (Mão na Roda), PostGIS, Raster, Reambulação e Vetor [5].
O processo de gerenciamento de banco de dados PosGIS costuma ser feito por linha de comando ou utilizando o pgAdmin. Tal atividade pode ser trabalhosa, principalmente quando se trata do gerenciamento de uma grande quantidade de banco de dados.
O objetivo deste artigo é apresentar e descrever as ferramentas da categoria PostGIS do plugin LF Tools. Essas ferramentas têm o propósito de ajudar os usuários de SIG a realizarem operações básicas de backup, controle de versionamento, entre outros procedimentos de gerenciamento de BD como, por exemplo, importar camadas Raster para o PostGIS.
LF Tools: PostGIS
A ferramentas da categoria PostGIS do plugin LF Tools são:
- Backup de BD;
- Clonar BD;
- Deletar BD;
- Importar raster;
- Renomear BD;
- Restaurar BD; e
- Trocar codificação de SQL.
Para que essas ferramentas possam ser executadas pelo QGIS, é necessário que o usuário tenha acesso a um determinado servidor PostgreSQL, seja ele local ou na rede, com os privilégios de superusuário.
Backup de BD
Esta ferramenta gera um arquivo de backup no formato “.sql” para um banco de dados de um servidor PostgreSQL.
Figura 1: Backup de banco de dados (clique aqui para assistir o vídeo)
Clonar BD
Esta ferramenta permite clonar qualquer banco PostgreSQL. A partir de um banco de dados modelo, é gerado um outro banco exatamente igual (esquema e instâncias) com um novo nome definido pelo operador.
Obs.: Para criação de mais de um “clone”, os novos nomes dos bancos devem ser inseridos “separados por vírgula”.
Figura 2: Clonar Banco de Dados (clique aqui para assistir o vídeo)
Deletar BD
Esta ferramenta permite apagar (delete/drop) qualquer banco do PostgreSQL.
Observações e Recomendações:
– Para realizar esta operação, é necessário que o banco esteja desconectado, ou seja, não esteja aberto em nenhum software (PgAdmin, QGIS, etc).
– Para deletar mais de um BD, os nomes devem ser preenchidos separados por vírgula.
– Esta operação é irreversível, portanto, esteja seguro quando for executá-la.
Figura 3: Deletar Banco de Dados (clique aqui para assistir o vídeo)
Importar raster
Esta ferramenta permite carregar uma camada raster para dentro de um banco de dados PostGIS.
Figura 4: Importar Raster para Banco de Dados (clique aqui para assistir o vídeo)
Renomear BD
Esta ferramenta permite renomear um banco de dados do PostgreSQL.
Nota: Para realizar esta operação, é necessário que o banco de dados esteja desconectado, ou seja, não esteja aberto em nenhum software (PgAdmin, QGIS, etc.).
Figura 5: Renomear Banco de Dados (clique aqui para assistir o vídeo)
Restaurar BD
Esta ferramenta permite restaurar, ou seja, importar um banco de dados para um servidor PostgreSQL, a partir de um arquivo de backup no formato “.sql”.
Figura 6: Restaurar Banco de Dados (clique aqui para assistir o vídeo)
Trocar codificação de SQL
Esta ferramenta realiza a troca do tipo de codificação de um arquivo .sql. Um novo arquivo será criado com a codificação definida pelo usuário.
Em alguns casos, esse processo é uma possível solução para transferir dados entre diferentes sistemas operacionais, por exemplo de Window para Linux, e vice-versa.
Figura 7: Trocar codificação de SQL (clique aqui para assistir o vídeo)
Conclusão
Como o plugin LF Tools não é necessário utilizar o pgAdmin nem o Prompt de Comando para executar as operações básicas de gerenciamento de banco de dados PostGIS.
Além disso, é possível tirar proveito dos recursos disponíveis para as ferramentas do QGIS como exemplo a Execução em Lote, o Modelador de processamento, ou até mesmo, rodar as ferramentas no Console Python do QGIS utilizando o módulo “processing”.
Referências:
[1] https://www.postgresql.org/
[2] https://www.pgadmin.org/
[3] https://postgis.net/
[4] https://www.youtube.com/watch?v=WCjLr1YVJ1s&list=PLswoyLl1BbPqT12p38eTm8_hXKhVf02sj
[5] https://github.com/LEOXINGU/lftools