Pesquisar
Close this search box.

Categoria: ,

Qual SRC usar em meu projeto do QGIS?

Qual Sistema de Referência de Coordenadas (SRC) devo utilizar em meu mapa ou projeto do QGIS?

 

Neste post, estou respondendo uma pergunta de um aluno do curso QGIS: Teoria e Prática, que acaba sendo a dúvida de muitos outros alunos que iniciam seus trabalhos de Mapeamento e Cartografia.

Então, sem enrolação, vamos para pergunta: “Estou elaborando um mapa temático e gostaria de saber qual Sistema de Referência de Coordenadas devo adotar no meu Projeto no QGIS. Qual Projeção devo utilizar (UTM, Policônica, ou outra projeção)? Ou posso utilizar um mapa sem projeção, apenas com coordenadas geográficas?”

 

Quando posso adotar uma projeção do sistema UTM para o meu projeto no QGIS?

A escolha do SRC do seu mapa vai depender da extensão mapeada. Se for uma área compreendida dentro de um dos fusos UTM (figura abaixo), então a sugestão é utilizar essa projeção, tendo atenção para não errar o fuso e o hemisfério.

Fusos no sistema UTM
Fusos e hemisférios do sistema de projeção UTM para o Brasil

A vantagem de se usar UTM é porque fica padronizado com o Sistema Cartográfico Nacional, além de ser uma projeção Conforme (não há distorção de forma) e, dentro do fuso, as distorções de escala e área são minimizadas, podendo ser corrigidos tranquilamente pelo fator Kappa (clique aqui para aprender como fazer a correção kappa no QGIS).

Mas se a extensão do seu mapa vai além da extensão da projeção UTM de um determinado fuso, então a solução é recorrer a outro tipo de projeção como, por exemplo, a “SIRGAS 2000 / Brazil Polyconic (EPSG:5880)”, “WGS 84 / Pseudo-Mercator (EPSG:3857)”, ou qualquer outra projeção que cubra de fato sua área (Albers Equal Area, Equidistant Conic, Equidistant Cylindrical, etc.).

Lembrando que todas essas projeções podem ser personalizadas para melhor se adequar a sua área, reduzindo-se as distorções.

 

Quando o meu mapa não precisa estar projetado?

Você pode construir um mapa com um SRC Geográfico (não projetado) quando ele não tem a finalidade de realizar medições precisas, ou seja, a escala não tem muita importância, como é o caso de mapas temáticos, você pode criar seu mapa em um SRC não projetado, isto é, um SRC Geográfico, como é o caso do SIRGAS 2000 (EPSG:4674) e WGS 84 (EPSG:4326).

Vale relembrar que um SRC Projetado possui unidades lineares (E,N) que geralmente são dadas em metros, pés, etc. Já um SRC Geográfico tem unidades angulares (longitude e latitude) dadas em graus decimais.

 

Como descobrir facilmente o Fuso e Hemisfério para uma Projeção UTM?

Eu fiz esse tutorial para lhe ajudar a descobrir qual fuso e hemisfério e escolher a projeção do sistema UTM. Ou até mesmo para saber quando sua área se encontra entre dois ou mais fusos, requerendo outro tipo de projeção.

Baixe o arquivo GeoPackage da GeoOne com os fusos e hemisférios para todo o planeta e descubra facilmente qual SRC em UTM deve configurar para o seu mapa no QGIS. Clique aqui para baixar.

 

Quer aprende mais sobre como configurar o QGIS para produzir mapas de forma automatizada com recursos em Python?

Então segue o link para você conhecer o curso de Automatização de Plantas e Memoriais Descritivos no QGIS.

Fique por dentro de todos os nossos cursos na área de membros da GeoOne!

JÁ SOU GEONISTA!

Materiais e cursos grátis para você!

 

Compartilhes nas redes Sociais