O que é um mapa?
O termo mapa é dado à representação de um espaço geográfico em uma superfície bidimensional, como por exemplo em papel ou na tela de um computador, ou superfícies tridimensionais, para caracterizar o relevo ou outro atributo da região.
A Cartografia é a arte/ciência voltada à produção de mapas e cartas topográficas, baseando-se em técnicas matemáticas de projeção para representar uma superfície curva da Terra sobre uma superfície plana.
Primeiro mapa
Os mapas apareceram primeiro nas paredes das cavernas, presas de mamute e tabuletas de argila, em seguida, os exploradores desenharam mapas no papel quando começamos a entender a forma de nosso mundo.
Um dos mapas mais antigos foi construído numa tábua redonda de argila por volta de 2.300 a.C. na região da Mesopotâmia [1], o Imago Mundi (Figura 1). Esse mapa representava apenas um rio, provavelmente o rio Eufrates, circundando montanhas. Ou seja, o mundo na concepção de seus autores naquela época.
Qual é a importância do mapa?
Os mapas usam símbolos para mostrar feições como rios, estradas, cidades ou montanhas etc. Todos esses símbolos nos ajudam a visualizar como as coisas no terreno realmente são.
Os mapas também nos ajudam a fazer medições de distâncias e áreas, auxiliando no planejamento de deslocamentos e ocupações territoriais.
Hoje utilizamos avançados Sistemas de Informação Geográfica (SIG) que combinam matemática e visualizações complexas para entender, modelar, planejar e extrair informações privilegiadas da análise de dados geoespaciais.
Como usar um mapa?
Existem vários tipos de mapas, desde mapas simples de parques ecológicos até mapas topográficos detalhados. Aprender a diferenciar entre os diferentes tipos de mapas o ajudará a entender o básico de todos eles, fazendo com que você tire melhor proveito deles.
Identifique qual é o tipo de mapa [2]:
Mapa Físico: destinado a representar características físicas de um território, ou seja, montanhas, rios, lagos, planaltos e planícies e outras formas de relevo.
Mapa Político: utilizado para indicar a divisão administrativa de países, estados, províncias e cidades.
Mapa Temático: usados para mostrar, em certos territórios, determinados elementos ou fenômenos específicos. Exemplos de mapa temáticos: mapa rodoviário, mapa turístico, mapa econômico, mapa demográfico, mapa climático etc.
Use a legenda e busque orientar o mapa corretamente [3]:
A legenda vai permitir você identificar facilmente os tipos de feições no mapa. Já a orientação correta com o Norte, vai dar o senso de direção em relação ao mapa.
Entenda a Escala do Mapa
Para que você possa entender como a distância entre pontos no mapa. Por exemplo, 1 cm no papel pode ser igual 500m no terreno, dando a noção de quão distante as feições no terreno estão.
Diferença entre mapa, carta e planta
Mapa, carta e planta são produtos cartográficos distintos. A escala não é necessariamente um fator preponderante para diferenciar esses produtos, mas sim a sua natureza e finalidade.
- Mapa: Documento para representar uma determinada área como um todo, seja ele um continente, país, estado, município, bairro etc.
- Carta: Documento para representar um recorte geográfico seguindo o Mapeamento Sistemático, geralmente nas escalas 1:1.000.000, 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000, 1:25.000 (cartas topográficas) e 1:10.000, 1:5.000, 1:1.000 (cartas cadastrais).
- Planta: Representação gráfica, geralmente em escala grande, destinada a fornecer informações detalhadas com dimensões de determinada(s) área(s) ou imóvel(is).
Aprenda como fazer Mapas Temáticos me nosso CURSO GRÁTIS:
Referências:
[1] Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_mapa-m%C3%BAndi#/media/Ficheiro:Baylonianmaps.JPG
[2] Sua Pesquisa. Tipos de Mapas. https://www.suapesquisa.com/geografia/tipos_mapas.htm
[3] WikiHow. How to Use a Map. https://www.wikihow.com/Use-a-Map
[4] IBGE. Noções Cartográficas. Módulo 1. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv81663_v1.pdf