ECW versus GeoTIFF

Por que adotar o formato GeoTIFF ao invés de ECW?

 

O ECW é um formato proprietário, ou seja, depende de software comercial (pago). Já o GeoTIFF é um padrão de formato de domínio público da Open Geospatial Consortium (OGC).

 

ECW no QGIS

 

Embora o software livre QGIS abra o ECW e permita a visualização do Raster, ele não consegue salvar nesse formato.

O GeoTIFF é uma excelente alternativa, pois também trabalha com diversos tipos de compressão como, por exemplo, a JPEG, podendo reduzir o tamanho do arquivo a cerca de 10% do tamanho original.

Outro recurso do GeoTIFF é a possibilidade de configuração de tilings (dividir o raster internamente em recortes menores) e overviews (reamostragem do raster original em níveis ou pirâmides). Essas configurações aumentam consideravelmente a velocidade de visualização e, no final das contas, não deixa nada a desejar quando comparado ao ECW.

Figura 1: Pirâmides (overviews) com compressão. Fonte: plugin LFTools.

 

 

e-PING e INDE

 

Outro ponto muito importante é que o formato GeoTIFF vai de encontro com as especificações e modelos internacionais da OGC para os padrões abertos.

A e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônicos), definida pelo governo brasileiro, orienta a utilização desse tipo de formato aberto para garantia de interoperabilidade (capacidade de dois ou mais sistemas intercambiar dados adequadamente).

Ademais, a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), criada para promover a adoção de instrumentos de disseminação de dados georreferenciados nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal, está alinhada com os padrões OGC.

Esses dois últimos são os argumentos fortes e suficientes para adoção e emprego do GeoTIFF ao invés do ECW, principalmente por produtores de geoinformação que prestam serviço a órgão públicos.

 

 

Aprenda a gerar GeoTIFF com compressão

 

Se você deseja aprender na prática como gerar um arquivo GeoTIFF com a compressão JPEG em imagens de satélite com o OSGeo4W Shell, inclusive em lote, então lhe convido a conhecer meu curso de Sensoriamento Remoto com QGIS (basta clicar neste link).

Mas se você está com pressa e precisar gerar GeoTIFF para ontem, então estou deixando o vídeo-tutorial ensinando como realizar a compressão com o plugin LFTools no QGIS:

 

 

Pirâmides com compressão no plugin LFTools

Ortomosaicos de drone geralmente são extremamente grandes e a construção de pirâmides é a única solução para permitir a visualização rápida no QGIS ou qualquer outro software. Então, para poupar espaço em disco na construção de pirâmides, foi criada a ferramenta do plugin LFTools, chamada de pirâmides com compressão. Assista o vídeo:

 

Quer aprender, DE GRAÇA, tudo sobre QGIS, banco de dados, Python e drones? então conheça nossa área de membros da GeoOne!

CLIQUE AQUI PARA SE TORNAR UM GEONISTA

 

Referências:

 

 

Compartilhes nas redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram