Como exportar Curvas de Nível do AutoCAD LT para o QGIS 3.3X
Por Ilton Freitas,
A integração eficiente entre diferentes softwares algumas vezes é uma dor de cabeça para profissionais de Topografia e Agrimensura. Neste artigo, exploramos uma abordagem passo a passo para exportar curvas de nível de projetos do AutoCAD para o QGIS.
Este tutorial começa orientando sobre a preparação do projeto no AutoCAD para a correta importação no QGIS. Além disso, são fornecidas instruções detalhadas sobre como verificar e ajustar as informações essenciais, garantindo a compatibilidade e integridade dos dados durante o processo de exportação.
VEJA O PASSO A PASSO:
NO AUTOCAD
- ABRA SEU PROJETO E SALVE UMA CÓPIA DO PROJETO NA VERSÃO DO TIPO .DWG OU .DXF QUE SEJA INFERIOR A 2013
OBS: Este breve tutorial está destinado a tratar da exportação exclusiva das Curvas de Nível em um projeto, mas você pode exportar todo o projeto para o QGIS que funcionará normalmente. A cópia do projeto serve para facilitar a criação de um arquivo com apenas as Curvas de Nivel, como é mostrado adiante. Quanto a versões ideais para exportação que atualmente são lidas pelo QGIS, podemos indicar a 2013, 2010 e 2007, tanto DXF quanto DWG.
- EM SEU PROJETO NO AUTOCAD FAÇA UMA VERIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS.
Espera-se que as Curvas de Nível estejam em Polilinhas 3D ou Polilinhas. No caso da Polilinha 3D armazenada segmentos de retas conectados onde cada vértice tem X, Y e Z, já a Polilinha é 2D e armazena a informação diferente, nos vértices estão X e Y e na Elevação vai a cota.
A forma fácil de ver isso é clicando com o botão direito sobre qualquer feição e no menu POP-UP escolhendo ‘Properties”:
No caso da imagem acima, podemos ver como são exibidas as informações em uma Polilinha 2D.
- APÓS CONFERIDAS AS INFORMAÇÃOS, FAÇA A RETIRADA DE ELEMENTOS DESNECESSÁRIOS.
A menos que queira exportar todo o projeto, recomenda-se retirar o que for desnecessário. Isso pode ser feito no AutoCAD ou no QGIS. Em nosso caso, faremos ainda no AutoCAD. Para tanto siga estes passos:
a) Exclua elementos/feições desnecessárias. Em nosso projeto, somente necessitamos das Curvas de Nível, nada mais, então vamos ocultar as Curvas de Nível.
- Para ocultar, vamos usar a ferramenta LAYOFF e clicar numa Curva Mestra e repetir o comando para ocultar a Curva Intermediária:
- Com as Curvas de Nível ocultadas, selecione todo o restante para depois ir em Erase.
- Agora ligue novamente todas as camadas:
- Agora vamos apagar toda reminiscência deixada no Projeto, desde camadas vazias a objetos sobrepostos. Para isso use o comando PURGE:
OBS: Jamais execute esse comando sem antes ter executado o anterior!
b) Salve o Projeto do AutoCAD, agora alterado, contendo somente as Curvas de Nível, salve-o no mesmo formato apresentado acima.
NO QGIS
- Abra o QGIS e configure seu projeto, salvando-o. Neste item não se esqueça de configurar o Sistema de Referência de Coordenadas do Projeto.
- Realize a Importação do DWG/DXF no QGIS:
- Existe um excelente plugin para realizar esta importação(AnotherDXF), mas nos conteremos aos recursos nativos do QGIS.
- Nesta etapa, ocupe-se apenas em preencher os 3 primeiros campos, sendo eles:
- TRATE O QUE PORVENTURA AINDA É EXCEDENTE:
- Remova as camadas desnecessárias:
- Exporte cada uma das camadas de CN para SHP.
- Clique com o botão direito sobre a camada e escolha ‘Exportar’ e ‘guardar elementos como…’:
- Se ocupe somente em salvar em uma pasta à parte, conferir o SRC, conferir se ‘Incluir dimensão z’ está marcada e desmarcar adicionar arquivo salvo no mapa:
OBS: Esse não será o arquivo definitivo se seu arquivo DWG/DXF foi enviado com problemas, portanto, ainda há mudanças para fazer.
- Faça o mesmo com a camada de CN Mestra vinda do DWG/DXF:
- ARRASTE OS ARQUIVOS SHP (MESTRAS E INTERMEDIÁRIAS) QUE VOCÊ ACABOU DE EXPORTAR
OBS: Em boa parte das importações, neste ponto os arquivos já estão prontos para uso, mas não é o caso deste projeto importado de Polilinhas 2D. Vamos verificar os dados para saber qual o problema.
- VERIFIQUE AS INFORMAÇÕES NAS CAMADAS
- Veja se é uma camada LineStringZ, isto é, que possibilita geometrias com Curvas de Nível 3D e coloque a camada em Edição(ativando o ícone lápis), escolha a ferramenta de Edição de Vértices e clique numa feição:
Estas são informações imprescindíveis e tudo pode parecer resolvido, mas ainda não!
Veja o problema a seguir e como resolvê-lo:
- Teste se a Calculadora de Campo reconhece a dimensão Z. Selecione a mesma camada e abra a Calculadora de Campo do QGIS(ícone de um ábaco) e na área de edição de expressões escreva $z. Veja que no nosso caso abaixo da calculadora o resultado é NULO, isto é, não tem a cota:
- FAÇA A EXTRAÇÃO DA DIMENSÃO Z:
- Execute a Ferramenta Extrair Valores Z em Processamento para colocar na tabela de atributos os valores de cota das Curvas de Nível em ambas as camadas:
OBS: Não deixe de renomear a camada resultante dessa ferramenta, em nosso caso, renomeamos para ‘Extraído Mestras’. Faça o mesmo na outra camada.
- Confira se agora você tem a cota das Curvas de Nível na Tabela de Atributos:
- Em nosso caso, vamos mesclar as camadas para facilitar, com a ferramenta Mesclar Camadas:
- Vamos aplicar uma nova simbologia para melhor entendimento dos resultados:
- COMPARE COM AS CURVAS DE NÍVEL ORIGINAIS, IMPORTADAS DO DWG/DXF, PARA VER SE NÃO HÁ ERROS NO PROCEDIMENTO:
- SALVE A CAMADA PRONTA DE CURVAS DE NÍVEL, RECOMENDAMOS EM GEOPACKAGE! (Clique Aqui Saiba o Porquê)
- SALVE O PROJETO
Sobre o Autor:
Ilton Freitas é instrutor do curso Mapeamento com Drone da GeoOne, especialista também em QGIS e AutoCAD, apoia a comunidade de Geonistas desde 2021.
Aprenda também:
Exportar Curvas de Nível do QGIS para o AutoCAD
METODOLOGIA PARA GERAR CURVAS DE NÍVEL PROFISSIONAIS
Bônus: Curso de Agisoft Metashape