Diferença entre Acurácia e Precisão

accuracy-precision

Diferença entre Acurácia e Precisão

 

A acurácia posicional constitui um dos elementos de qualidade padronizados na ISO 19.157 que especifica como deve ser realizada e registrada a avaliação das características geométricas e posicionais dos dados geográficos.

Entretanto, para a avaliação da qualidade posicional, vem sendo utilizados diversos termos, destacando-se acurácia, exatidão e precisão, algumas vezes por motivos de tradução idiomática, levando a interpretações equivocadas. Faz-se necessário diferenciar os conceitos de precisão e acurácia, sendo este último sinônimo de exatidão [1].

 

Acurácia (ou Exatidão) versus Precisão

A acurácia (ou exatidão) apresenta o grau com que a informação espacial está registrada em sua verdadeira posição, com relação a um referencial terrestre e com referência às outras informações adjacentes [2].

Já a precisão é definida como o grau de concordância de uma série de medidas feitas sobre condições similares, traduzido pelo desvio-padrão das observações.

Vale salientar que a acurácia está relacionada tanto a efeitos aleatórios quanto sistemáticos e diz respeito à dispersão de valores em relação ao valor exato da observação, enquanto a precisão está relacionada somente a efeitos aleatórios e diz respeito à dispersão de valores em relação à média das observações.

Ou seja:

  • ACURÁCIA envolve os erros sistemáticos e aleatórios
  • PRECISÃO envolve apenas erros aleatórios.

 

Interpretação matemática da Acurácia e Precisão

A acurácia pode ser traduzida em termos dos seguintes parâmetros: tendência e precisão [1].

A Tendência é calculada como a diferença entre a média das observações e o valor conhecido (ou esperado) e a Precisão consiste no desvio-padrão dessas observações.

A medida de acurácia proposta por Gauss é conhecida como Erro Médio Quadrático ou em inglês Mean Square Error (MSE), onde σ²  representa a dispersão das medidas (variância ou incertezas) em relação a média das observações e b representa a tendência, bias ou vício do estimador. Em outras palavras, o σ significa os erros aleatórios e b traduz os erros sistemáticos.

Para grandes amostras, o MSE se aproxima do erro médio quadrático, onde ε corresponde à diferença de uma observação medida em relação a um valor de referência conhecida e de acurácia comprovada (equação 1).

(1)   \begin{equation*}  \epsilon =z_o-z_r \end{equation*}

A tendência b e precisão σ podem ser calculadas pelas equações 2 e 3 [3], sendo o valor da Raiz quadrada do Erro Médio quadrático, em inglês, Root Mean Square Error (RMSE), é dado pela equção 4.

(2)   \begin{equation*}  b = \frac{\sum_{i=1}^{N}{\epsilon_i}} {N} \end{equation*}

(3)   \begin{equation*}  \sigma = \sqrt{\frac{\sum_{i=1}^{N}{(\epsilon_i - b)^2}}{N}} \end{equation*}

(4)   \begin{equation*}  RMSE = \sqrt{\frac{\sum_{i=1}^{N}{\epsilon_i ^2}}{N}} \end{equation*}

A figura abaixo sintetiza a diferença entre Acurácia (ou exatidão) e Precisão:

Acurácia versus Precisão
Acurácia versus Precisão

 

Torne-se um Geonista e nos siga nas nossas redes sociais:

YOUTUBE

LINKEDIN

INTAGRAM

 

Referências:

[1] MONICO, João Francisco Galera, DAL POZ, Aluir Porfírio, GALO, Maurício, DOS SANTOS, Marcelo Carvalho, & OLIVEIRA, Leonardo Castro de. (2009) ‘Acurácia e precisão: revendo os conceitos de forma acurada’, Boletim de Ciências Geodésicas, 15 (3).

[2] CELESTINO, V. S. & PHILIPS, J. W. (2016) ‘Avaliação altimétrica SRTM e ASTER GDEM em áreas de relevos diferenciados’, Revista Brasileira de Cartografia, 68, pp. 15 – 42.

[3] FRANÇA, Leandro Luiz Silva de; PENHA, Alex de Lima Teodoro da; CARVALHO, João Alberto Batista de. Comparison between Absolute and Relative positional accuracy assessment-a case study applied to Digital Elevation Models. Boletim de Ciências Geodésicas, v. 25, 2019.

Compartilhes nas redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram