10 motivos para utilizar o QGIS
O QGIS é o software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) mais utilizado no Brasil. Para corroborar essa afirmação, basta fazer uma rápida consulta no Google Trends e comparar com o ArcGIS ou outros softwares.
Hoje, o QGIS já é utilizado por muitos técnicos e desenvolvedores para a construção de projetos sofisticados de Engenharia. Mesmo assim, a realidade é que ainda existem pessoas que insistem em usar seus softwares “arcaicos” de GIS e CAD, e acabam pagando um preço alto por não saberem como automatizar seus trabalhos.
Neste artigo, são destacadas dez razões para que você adote imediatamente o QGIS como seu principal software de mapeamento! Confira abaixo:
1. Gratuito
O QGIS é um software livre com código-fonte aberto, mantido por um grupo ativo de desenvolvedores voluntários que regularmente lançam atualizações com correção de bugs e melhoramentos, sendo bastante utilizado internacionalmente tanto em ambientes acadêmicos quanto profissionais.
2. Multiplataforma
O QGIS roda em qualquer Sistema Operacional (Windows, Linux e Mac), além da possibilidade de integração com aplicativos como o QField e Mergin Maps para coleta de campo (reambulação) a partir de dispositivos móveis.
3. Interoperabilidade
O QGIS pode ler e gravar uma quantidade enorme de formatos vetoriais e matriciais. Se você recebe um arquivo em GeoPackage, Shapefile (SHP), Spatialite, KML/KMZ, GPX, GeoTIFF, ECW ou até mesmo em uma planilha do Excel? Sem problema, basta arrastar para dentro do QGIS que ele vai reconhecer. E lá dentro do QGIS existe a facilidade de pegar esses dados e carregar para dentro de um banco de dados PostGIS, Oracle, MySQL, etc.
4. Mapas Bases
O QGIS permite o acesso a uma quantidade incontável de mapas base prontos (base maps) através de plugins como o HCMGIS, INDE e QuickMapServices, ou de outras fontes através de serviços WMS e WFS.
5. Ferramentas de Geoprocessamento
O QGIS reúne mais de 900 ferramentas de Geoprocessamento, todas elas podem ser acessadas pela Caixa de Ferramentas de Processamento. Ferramentas adicionais podem ser incluídas através da instalação de plugins, como o LF Tools e GeoINCRA, além de tudo isso, também é possível criar ferramentas personalizadas (scritps) utilizando Python.
Turbine seu QGIS com mais de 80 ferramentas e funções com o plugin LFTool
6. Modelador de Processamento
Com esse recurso do QGIS, é possível criar um fluxo de processamento dos dados geoespaciais definindo quais ferramentas utilizar e os seus parâmetros, possibilitando a padronização de experimentos científicos e, principalmente, otimizando as etapas de produção cartográfica.
Clique aqui para aprender como usar o Modelador gráfico no QGIS
7. Expressões de automatização
As expressões são recursos que podem ser utilizados para selecionar feições ou executar operações a partir dos atributos e geometrias das feições de uma camada ou, até mesmo, obter automaticamente informações de outras camadas ou do projeto. Esse recurso é incrível para automatizar vários itens de um mapa através de campos virtuais ou expressões HTML com é o caso da função “deedtable”, do plugin LF Tools.
Clique aqui para aprender como criar Expressões no QGIS
8. Personalização de Estilos
O QGIS permite aplicar diversos recursos de simbologia, rotulação, diagramas, etc. Além de possibilitar a importação de símbolos em SVG, fazendo com que a layout final do mapa seja personalizado e atenda perfeitamente às suas necessidades.
Clique aqui e aprenda como criar SVG personalizado no Inkscape
9. Gerador de Geometria
Este é um recurso interessantíssimo para gerar símbolos de alta complexidade com poucas linhas de expressões, como é o caso das linhas de cotagem para determinar as dimensões de um terreno (lote ou imóvel).
Clique aqui para aprender como configura as cotas com azimutes e distâncias
Observação: Todos os estilos e modelos apresentados aqui podem ser baixados no curso de Automatização de Plantas e Memoriais Descritivos no QGIS
10. Análise em 3D
Hoje o QGIS trabalha com os principais formatos de dados 3D (Nuvem de Pontos, Malhas, MDE, ou qualquer geometria com a coordenada Z). E com as informações altimétricas dos dados, tanto do relevo quanto a altura das feições, podemos não somente visualizá-los em 3D no QGIS, mas também fazer análises do Perfil de Elevação, tanto para Raster quanto Vetores.


Além de tudo isso, não podemos deixar de mencionar nossas comunidades QGISBR e QGIS Community que são altamente ativas e vibrantes, fazendo que o QGIS seja o software livre de SIG mais utilizado também no mundo.
Artigos relacionados:
Como baixar e instalar a melhor versão do QGIS?
Aprenda como faturar mais em trabalhos de Topografia/Agrimensura:
Não perca a oportunidade de aprender como utilizar o QGIS em projetos de REURB, e aplique à demandas de mapeamento para o SINTER.