Categoria:

10 motivos para utilizar o QGIS

10 motivos para utilizar o QGIS

 

O QGIS é o software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) mais utilizado no Brasil. Para corroborar essa afirmação, basta fazer uma rápida consulta no Google Trends e comparar com o ArcGIS ou outros softwares.

Hoje, o QGIS já é utilizado por muitos técnicos e desenvolvedores para a construção de projetos sofisticados de Engenharia.  Mesmo assim, a realidade é que ainda existem pessoas que insistem em usar seus softwares “arcaicos” de GIS e CAD, e acabam pagando um preço alto por não saberem como automatizar seus trabalhos.

Neste artigo, são destacadas dez razões para que você adote imediatamente o QGIS como seu principal software de mapeamento! Confira abaixo:

 

1. Gratuito

O QGIS é um software livre com código-fonte aberto, mantido por um grupo ativo de desenvolvedores voluntários que regularmente lançam atualizações com correção de bugs e melhoramentos, sendo bastante utilizado internacionalmente tanto em ambientes acadêmicos quanto profissionais.

 

2. Multiplataforma

O QGIS roda em qualquer Sistema Operacional (Windows, Linux e Mac), além da possibilidade de integração com aplicativos como o QField e Mergin Maps para coleta de campo (reambulação) a partir de dispositivos móveis.

 

3. Interoperabilidade

O QGIS pode ler e gravar uma quantidade enorme de formatos vetoriais e matriciais. Se você recebe um arquivo em GeoPackage, Shapefile (SHP), Spatialite, KML/KMZ, GPX, GeoTIFF, ECW ou até mesmo em uma planilha do Excel? Sem problema, basta arrastar para dentro do QGIS que ele vai reconhecer. E lá dentro do QGIS existe a facilidade de pegar esses dados e carregar para dentro de um banco de dados PostGIS, Oracle, MySQL, etc.

 

4. Mapas Bases

O QGIS permite o acesso a uma quantidade incontável de mapas base prontos (base maps) através de plugins como o HCMGIS, INDE e QuickMapServices, ou de outras fontes através de serviços WMS e WFS.

 

5. Ferramentas de Geoprocessamento

O QGIS reúne mais de 900 ferramentas de Geoprocessamento, todas elas podem ser acessadas pela Caixa de Ferramentas de Processamento. Ferramentas adicionais podem ser incluídas através da instalação de plugins, como o LF Tools e GeoINCRA, além de tudo isso, também é possível criar ferramentas personalizadas (scritps) utilizando Python.

Turbine seu QGIS com mais de 80 ferramentas e funções com o plugin LFTool

Conheça o método mais rápido e fácil de preencher a planilha ODS para certificação com o plugin GeoINCRA

 

6. Modelador de Processamento

Com esse recurso do QGIS, é possível criar um fluxo de processamento dos dados geoespaciais definindo quais ferramentas utilizar e os seus parâmetros, possibilitando a padronização de experimentos científicos e, principalmente, otimizando as etapas de produção cartográfica.

Clique aqui para aprender como usar o Modelador gráfico no QGIS

 

7. Expressões de automatização

As expressões são recursos que podem ser utilizados para selecionar feições ou executar operações a partir dos atributos e geometrias das feições de uma camada ou, até mesmo, obter automaticamente informações de outras camadas ou do projeto. Esse recurso é incrível para automatizar vários itens de um mapa através de campos virtuais ou expressões HTML com é o caso da função “deedtable”, do plugin LF Tools.

Clique aqui para aprender como criar Expressões no QGIS

 

8. Personalização de Estilos

O QGIS permite aplicar diversos recursos de simbologia, rotulação, diagramas, etc. Além de possibilitar a importação de símbolos em SVG, fazendo com que a layout final do mapa seja personalizado e atenda perfeitamente às suas necessidades.

Clique aqui e aprenda como criar SVG personalizado no Inkscape

 

9. Gerador de Geometria

Este é um recurso interessantíssimo para gerar símbolos de alta complexidade com poucas linhas de expressões, como é o caso das linhas de cotagem para determinar as dimensões de um terreno (lote ou imóvel).

Clique aqui para aprender como configura as cotas com azimutes e distâncias

Observação: Todos os estilos e modelos apresentados aqui podem ser baixados no curso de Automatização de Plantas e Memoriais Descritivos no QGIS

 

10. Análise em 3D

Hoje o QGIS trabalha com os principais formatos de dados 3D (Nuvem de Pontos, Malhas, MDE, ou qualquer geometria com a coordenada Z). E com as informações altimétricas dos dados, tanto do relevo quanto a altura das feições, podemos não somente visualizá-los em 3D no QGIS, mas também fazer análises do Perfil de Elevação, tanto para Raster quanto Vetores.

Visão 3D no QGIS
Perfil de Elevação com dados Vetoriais

Além de tudo isso, não podemos deixar de mencionar nossas comunidades QGISBR e QGIS Community que são altamente ativas e vibrantes, fazendo que o QGIS seja o software livre de SIG mais utilizado também no mundo.

 

Artigos relacionados:

 

O que é o QGIS?

Como baixar e instalar a melhor versão do QGIS?

Como fazer mapas no QGIS?

 

Aprenda como faturar mais em trabalhos de Topografia/Agrimensura:

 

Não perca a oportunidade de aprender como utilizar o QGIS em projetos de REURB, e aplique à demandas de mapeamento para o SINTER.

CLIQUE AQUI

 

Clique aqui para conhecer todos os cursos da GeoOne

Compartilhes nas redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram